segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sugestão de leitura: "The Original Green"


Livro sobre design sustentável, de Steve Mouzon. Para quem quiser saber mais, o site oficial e o da TreeHugger. Aqui.

Beatrix Potter mais "orgânica"

Confesso sem problemas: sou fã incondicional de Beatrix Potter, grande escritora, pintora e conservacionista (tendo trabalhado de perto com a National Trust). Pelo seu amor pelos animais, pelo campo, pela vida, pela sua simplicidade e ternura. Agora está ainda mais "orgânica".
Uma nova série de livros e brinquedos "ambientalmente correctos" - "Naturally Better" - estão a ser lançados: têm produção e embalagem sustentáveis e promovem os direitos dos trabalhadores. São objectos "melhores para aqueles que os fazem, para os que os usam e para o ambiente onde todos vivemos", diz o site oficial de Beatrix Potter.

domingo, 30 de maio de 2010

Mais um site para consumidores "Green"

Desta vez, apresento o Kikkerland, que tem uma secção muito divertida para os consumidores mais "verdes". Os produtos são vendidos nas lojas dos Estados Unidos.

"Affected"

Porque o mundo vai ser todo deles, é preciso alertar as nossas crianças para os perigos que ameaçam animais e plantas. Petz Scholtus criou a série "Affected", uma série de quadros em cortiça, para fixar lembretes, em forma de ursos polares, rãs, aves, etc. Além disso, ajudamos os montados de sobro! O Inhabitots conta aqui.

sábado, 22 de maio de 2010

Dias verdes e Rede Natura 2000

"A Rede Natura pretende coisas tão simples e evidentes quanto estas: o sável, o salmão, a lampreia, espécies migradoras ameaçadas no contexto europeu, existem ainda nos rios Minho, Lima e Tejo. Pois, cuide-se destes rios, evitando, entre outras coisas, a poluição e obras pesadas que afectem a sobrevivência dos peixes. As orquídeas e as armérias são tesouros europeus em risco e que existem em certas zonas de Portugal. Pois protejam-se, evitando construções despropositadas e monoculturas desertificantes nos seus últimos redutos".
Luísa Schmidt, "Portugal Ambiental" (1999)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

QPeixe

À procura da fauna marinha em Portugal, projecto da Universidade do Algarve. Muito bom. "O QPeixe é um novo desafio para todos os que gostam do mar. Basta aprender a identificar algumas espécies marinhas e comunicar aos cientistas onde as encontrou!" Aqui.

Fish deserve as much protection as rhinos and tigers | Frank Pope - Times Online

Fish deserve as much protection as rhinos and tigers | Frank Pope - Times Online

Uma comunidade para ajudar a plantar árvores

Este site, The Grove, é uma comunidade social online dedicada a ajudar famílias e amigos a partilhar as suas experiências sobre plantar árvores e a celebrar estes momentos felizes. Outra boa ideia.

Gostava de ir a esta loja...

Mas fica do outro lado do Atlântico... Succulence: life and garden.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Green Guide, da National Geographic

Este site vale a pena, tem "conselhos diários para um dia-a-dia verde".

Thomas L. Friedman, Obama e maré negra

Friedman, autor de livros como "The World Is Flat" (2005) e "Hot, Flat, and Crowded" (2008) e colunista no "New York Times", tem escrito sobre a maré negra no Golfo do México e a política energética da administração Obama.
Este escritor compara a maré negra, não ao Katrina - porque considera que Obama e a sua equipa têm coordenado bem as operações de limpeza, ao contrário do que aconteceu na era Bush com o furacão em Nova Orleães - , mas ao 11 de Setembro do Ambiente. Isto porque, diz, o 11 de Setembro de 2001 representou um daqueles raros momentos que conseguem criar a possibilidade para um país realizar algo de verdadeiramente importante e duradouro e que é demasiado difícil de conseguir em tempos normais. No entender de Friedman, Bush não o conseguiu com o 9/11; Obama parece não o estar a conseguir com esta maré negra. Seria uma oportunidade para reformar a política energética, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo. A 5 de Maio, Friedman escrevia no NYT que a resposta a esta maré negra poderá bem tornar-se no mais importante teste à liderança da presidência Obama. Por enquanto, diz o escritor, Obama está a sair-se bem a "perseguir" os líderes das empresas envolvidas no derrame mas não oferece nenhuma grande estratégia para acabar com a dependência norte-americana do petróleo. A prova é o seu apoio "tépido" à lei climática Kerry/Lieberman/Graham.
E cita um analista do sector energético, David Rothkopf: "sometimes a problem reaches a point of acuity where there are just two choices left: bold action or permanent crisis. This is such a moment for our energy system and environment".
Por isso, sr. Obama, não diga aos americanos que o seu papel é apenas odiar a BP ou fazer compras no Mississipi; talvez o país esteja à espera do tiro de partida para uma nova era energética e de liderança ambiental norte-americana.

No Longer Need It, mas que grande ideia!

Gostava de saber se existe alguma explicação sociológica para em Portugal não haver "garage sales".
O site Treehugger fala do novo site No Longer Need It que faz o mesmo... mas na Internet. Ora aqui está uma excelente ideia (ao contrário dos soutiens-vaso-de-arroz, ver dois post abaixo).

Nicholas Ray e "Wind Across the Everglades"

Em 1958 estreou nos cinemas o filme de Nicholas Ray "Wind Across the Everglades". Ontem, 18 de Maio de 2010, fui vê-lo à Cinemateca, no âmbito do ciclo de cinema da Gulbenkian.
É curioso o quão actual continua a ser a ganância humana. Há quase meio século, matavam-se bandos de centenas de aves, em plena época de nidificação, em nome do lucro conseguido pela venda das penas. Para enfeitar chapéus e outros trejeitos da moda. Isto anos antes da obra de Rachel Carson, "Silent Spring" (1962), que marcou o início da tomada de consciência da crise ambiental internacional, tal como hoje a conhecemos.
Já deixámos de usar penas (mais ou menos), mas usamos produtos que, muitas vezes, nem sonhamos serem fabricados a partir de animais e plantas.
Autores como Colin Beavan ("No Impact Man") ensinaram-me a importância de prestar atenção às consequências das nossas acções no quotidiano. E essas vozes, críticas e incómodas, já se faziam ouvir nos idos anos 50. Como a Audubon Society nos Everglades (EUA). Essas vozes dão força àqueles que ainda hoje lutam, por vezes sozinhos, pela conservação de plantas e animais nos quatro cantos do planeta.
Que estes exemplos nos sirvam de inspiração sempre que precisarmos deles. Porque vamos precisar, de certeza.

Sem palavras...

Que todos devemos adoptar estilos de vida mais sustentáveis, tudo bem. Todos estamos dispostos a fazer mais aquele sacrifício para resgatar o planeta da destruição... Mas há coisas que, enfim, não devem ser levadas à letra.
Agora digam-me lá quem é que se lembra de usar um soutien que também serve de vaso para plantar arroz!!!? Sim, é verdade. O modelo existe e quem se lembrou foi a Triumph japonesa. Tudo pela agricultura local (o mais possível). Quem se quiser admirar, pode espreitar aqui.

“O movimento slow”

de Carl Honoré
O estilo de vida actual leva-nos a pensar que quanto mais rápidos somos, melhor é a vida e a produtividade, quando é o oposto que nos dá qualidade de vida e nos deixa aproveitar a vida. Este livro ajuda-nos a encontrar o equilíbrio entre o rápido e o lento e a viver melhor.
Para ficar a conhecer melhor este estilo de vida com um número crescente de adeptos consulte o site em português.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

In the woods...

"I feel that nothing can befall me in life, - no disgrace, no calamity (...), which nature cannot repair".

(Ralph Waldo Emerson (1803-1882), "Nature")

Bom fim-de-semana!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Novo relatório da ONU sobre perda da Biodiversidade

Hoje, 10 de Maio, foi lançado em Nairobi o 3º relatório da ONU sobre a perda da biodiversidade no planeta. É preciso uma nova visão das coisas, defende. Tudo aqui.

Oito anos depois do Prestige, ainda há sinais da maré negra


Desde o final de Abril que a explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, no Golfo do México, pôs o mundo a falar, mais uma vez, de marés negras.
E é impressionante como, oito anos depois do acidente do "Prestige", haja praias da Galiza onde ainda existem bocados de petróleo. Como contou ontem a CNN. Na praia rochosa de Cuña, bocados de crude ainda estão agarrados às rochas.
Mas não foi só isto que o acidente deixou. Depois do Prestige, a União Europeia tomou medidas para restringir a actividade de navios velhos, de casco único. E o Governo espanhol investiu em navios de combate à poluição.
Será que a maré negra do Golfo do México pode aprender alguma coisa com as lições do Prestige?

Coreia do Norte, paraíso da vida animal?

A verdade é que pouco se sabe sobre o que se passa na Coreia do Norte. Mas, a julgar pela CNN, até nem deve ser muito mau para a vida selvagem. A estação de televisão norte-americana dá grande destaque no seu site à população de tigres na Coreia do Norte. Esta aposta noticiosa não é de estranhar. Em 2005, o fundador da CNN, Ted Turner, visitou a Coreia do Norte. Nessa visita afirmou que iria financiar quaisquer planos para tornar a zona desmilitarizada em património natural da Humanidade. Mas já em 2003, este tinha sido tema de notícia para a CNN.
A riqueza animal da zona desmilitarizada daquele país, faixa de terra que divide a Coreia do Sul da Coreia do Norte - com 250 quilómetros de comprimento e quatro de largura, segundo dados da Wikipedia - tem sido objecto de notícias, como em 2008 pelo "The Christian Science Monitor".
Nas últimas décadas, a zona desmilitarizada da Coreia tem-se revelado extremamente perigosa para humanos. São quase inexistentes as incursões nessa região. Este isolamento natural originou a criação involuntária de um santuário para a vida animal, reconhecido como uma das áreas de habitat temperado mais bem preservadas do planeta. Entre as espécies ameaçadas que lá vivem encontram-se o Tigre coreano, o leopardo Amur e o urso negro asiático. Estão identificadas 2900 espécies de plantas, 70 de mamíferos e 320 de aves.
Os ecologistas esperam que no dia em que acontecer a reunião das duas Coreias, esta seja conservada como refúgio da vida selvagem.
No Ano Internacional da Biodiversidade, é bom ficar a conhecer mais este bastião. E o trabalho do DMZ Forum, organização que luta pela conservação da natureza e da paz naquela região.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jardim-horta suspenso

Encontro-me decidida a manter o meu jardim horta!

Por isso comprei um livro para me ajudar nesta minha aventura verde e saborosa. Apesar de contar com a ajuda preciosa do meu pai, quero aprender ainda mais sobre a minha pequena mas produtiva (espero eu) plantação, coisas simples mas eficazes de como plantar, transplantar, manter, cuidar e, por fim, colher.

Este ano apostámos num tomateiro e num pimenteiro e, a título de experiência, numa meloeira e num morangueiro. Não participei no processo de plantação, com o chuvoso mês de Março e o caótico mês de Abril mas de agora em diante dar-lhes-ei muita atenção.

Vou continuar a escrever e a demonstrar que é possível criar numa pequena varanda.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Livros


Com o objectivo de aprender mais sobre hortas e jardins de aromáticas adquiri aqueles que espero viram a tornar-se biblias.