quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Um dia a turbina eólica será tão comum como um microondas

A família Skadow, no Iowa (EUA), decidiu mudar do carvão para a energia eólica. Para tal, instalou no "quintal" uma turbina eólica para satisfazer as suas necessidades. Aqui está a história da sua aventura, com vídeo da instalação e tudo.

Parece que alguma coisa começa a mudar nos EUA. Em Maryland, por exemplo, as autoridades estaduais estão a pensar em aumentar os empréstimos à instalação de eólicas devido ao aumento do número de candidaturas que têm vindo a receber. É o medo da crise ou do fim do mundo? No Ohio, a produção de energia eólica deverá criar 11.688 novos postos de trabalho, segundo as previsões do Departmento de Energia.

E o que foi 2008?

Como já vem sendo habitual, a revista online norte-americana "Grist" presenteia-nos com a sua selecção das histórias ambientais que fizeram 2008. E a tal pitada de humor não poderia faltar, claro.

A revista "Nature" também lança a pergunta e dá-nos as suas respostas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Petição pede horta na Casa Branca

Está a circular na Internet uma petição para pedir a Barack Obama o cultivo de uma horta orgânica nos jardins da Casa Branca. É o projecto "The WHO Farm".

Espanha já tem a "grande enciclopédia digital das aves"

A SEO (Sociedade espanhola de Ornitologia) e a Fundação BBVA acabam de lançar a Enciclopédia Digital das Aves, um site na Internet com informação sobre as 563 espécies de aves que se podem ver naquele país. Vale a pena a visita ao site e ao trabalho feito pelo "El Mundo" online, com um videozinho bem simpático, com corujas, poupas, pica-paus, cegonhas e outras aves. Dias antes, o ICNB lançou o Atlas das Aves nidificantes em Portugal. Só é pena que o esforço tenha ficado apenas no papel, esquecendo o "novo" suporte online... Fica a sugestão.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Obama e energia limpa

No seu primeiro discurso enquanto Presidente eleito dos EUA, pouco antes das 20h00 de Lisboa (14h00 nos EUA), Barack Obama anunciou como uma das suas prioridades a aposta na energia limpa e em automóveis mais eficientes e menos consumidores de combustíveis.
Ah, mais um pormenor: quando lhe perguntaram se a família já tinha escolhido um cão para levar para a Casa Branca, Barack manifestou preferência por adoptar um animal abandonado. Mais um ponto para este novo Presidente.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Acompanhar o rescaldo das eleições americanas

Agora já não se trata de conhecer um nome. Obama ganhou. Contados os votos interessa saber o que vai acontecer a seguir. Para acompanhar o "rescaldo" destas eleições, proponho uma vista à "Grist Election Central"; para conhecer as ideias ambientais do novo Presidente eleito a Grist também dá uma ajuda. Nomeadamente, como se posiciona Obama nas questões energéticas (site oficial da campanha de Obama) e nas questões do ambiente em geral (site de Obama enquanto senador do estado de Illinois).

Barack Obama chegou

Ouvir um Presidente norte-americano falar em questões ambientais soa a estranho. Não fomos habituados a esse "sound byte".
Mas Obama, no seu discurso da vitória, falou. Foi uma curta referência mas a suficiente para acalentar esperanças.
Obama ainda vai a tempo da cimeira de Copenhaga, no final de 2009. Talvez as alterações climáticas estejam agora mais perto de ter solução...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Não, não é um post sobre o Obama, McCainn ou eleições americanas

É sobre um projecto que não resisto a comentar. A cidade de Londres lançou um apelo aos seus cidadãos para conseguir ter, até 2012, 2012 jardins de vegetais na capital dos britânicos. Vale também nos telhados. A inicitiva chama-se "Capital Growth" e vem tudo explicadinho num artigo do nosso amigo "The Guardian". Os agricultores serão adeptos da agricultura urbana escolhidos a dedo. Se a experiência correr bem, estes alimentos podem fazer parte do menu dos atletas olímpicos que serão recebidos em 2012 em Londres.
Por isso, se passar por aqui alguém que vive em Londres, é só contactar Seb Mayfield ou Ben Reynolds por estes emails: seb@sustainweb.org e ben@sustainweb.org.

Acho que esta vai ser uma noite branca para mim...

Diz-se que as primeiras urnas de voto nos Estados Unidos encerram por volta das 24h00 (hora de Lisboa) e também que as primeiras sondagens à boca das urnas podem ser muito enganosas (lembre-se a derrota democrata de John Kerry há quatro anos). Por isso, mesmo que tenha de estar no trabalho às 07h00, acho que vou esperar e assistir em directo a um momento que considero histórico. Para não ter surpresas de manhã cedo ao acordar... O que virá depois, isso são contas de outro rosário, como se costuma dizer em bom português. De qualquer forma, o Ecobazar cá estará para ver. Que vença o melhor. Fica aqui a noite em que Barack Obama quase deitava a casa abaixo, na abertura da convenção democrata, em 2004, em Boston, então como senador do Illinois.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

América em contagem decrescente

Horas antes de se saber quem será o próximo inquilino da Casa Branca, mais um site, neste caso o TreeHugger, revê a matéria ambiental de Obama e McCainn. Para quem estiver indeciso. Continuo a achar que o mundo devia poder votar. Especialmente depois de a administração Bush ter voltado a "fazer das suas"... A Reuters conta tudo. Vale tudo antes de 20 de Janeiro, antes de George W. Bush deixar 8 anos para trás...

domingo, 2 de novembro de 2008

Os nossos cães e gatos

Esta tarde fomos ao canil/gatil da União Zoófila, em Lisboa. Passeámos por aquela pequena cidade de cães e gatos e pessoas, pelas suas ruas e casas. Havia roupa estendida a secar e "turistas" a espreitar pelas vidraças das janelas.
Não consegui deixar de pensar que aqueles podiam ser os nossos animais.
Por detrás daquelas janelas vivem gatos e cães que foram abandonados; vivem uns com os outros e com ninguém em especial. Há alguns que estão a desaprender como é estar com pessoas; recebem cada vez menos visitas. Não têm ninguém a quem pertencer.
É importante que sejam vistos para não desaparecerem dentro daquelas quatro paredes.
As duas gatas que trouxemos para casa há cerca de três anos poderiam estar lá hoje, separadas do mundo por aquelas vidraças. Pensar assim faz toda a diferença.

A vida do urso cantábrico já em livro e vídeo

Foram precisos três anos de trabalho para saber mais sobre a vida íntima dos últimos ursos cantábricos. A Fundação Urso Pardo, espanhola, publicou um livro e um vídeo com informações novas e imagens inéditas. Mais aqui, no "El Mundo".

E se as casas do antigamente fossem mais sustentáveis do que as nossas?

O progresso surge natural com o avanço das tecnologias. É fácil esquecer o passado. Mas e se quem viveu há vários séculos atrás tivesse algo para nos ensinar no caminho da sustentabilidade? Um relatório noticiado pelo jornal "The Guardian" revela que até com os gélidos castelos e moinhos e quintas dos séculos XVIII podemos aprender.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Os animais já estão a salvar o planeta. E nós?

É uma campanha do Discovery Channel chamada Animals Save the Planet. O site foi "feito" com energia solar e os vídeos, curtos, são geniais. Para rir enquanto salvamos o planeta!

Act on CO2

Andava eu a investigar a política ambiental britânica quando encontrei este site: Act on CO2, iniciativa de três ministérios britânicos. Está funcional, bonito e apetece lá ir. Mas o melhor é que dá dicas úteis sobre como podemos reduzir as nossas emissões.

Regresso à economia rural?

O Governo britânico publicou a 22 de Outubro o relatório "O Potencial da Economia Rural inglesa", numa altura em que as bases da economia global estão na berlinda. É uma ideia que considero relevante para a realidade inglesa mas sobretudo para a portuguesa. A universidade de East Anglia acha uma óptima ideia e defende que os políticos devem dar mais atenção às regiões rurais.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Transgénicos em segredo

É segredo mas, não se sabe como, o jornal "The Independent" teve acesso a documentos que provam que o primeiro-ministro Gordon Brown e outros líderes europeus estão a preparar, "às escondidas", o reforço do cultivo de OGM no velho continente.
E esta semana, a Comissão Europeia lá aprovou mais um algodão transgénico...
É estranha esta movimentação, tanto mais que a "green new deal" de que se fala como a nova salvação do planeta, refere a promoção da agricultura biológica mas não fala nada sobre os OGM. É curioso...

Os melhores 100 ambientalistas britânicos

Este mês, o jornal "The Independent" publicou a lista dos melhores 100 ambientalistas britânicos. São pequenos perfis, com fotografia, que contam os seus "trabalhos verdes". É uma ideia. Como seria a lista portuguesa?

A equipa que Obama vai (se for eleito) escolher para o Ambiente

Já parecem não ter muita importância as eleições norte-americanas de 4 de Novembro. O melhor é começar já a saber quais serão as caras que Barack Obama vai escolher para tratar do Ambiente enquanto estiver na Casa Branca. A Grist Magazine adiantou-se (quem sabe se até ao próprio Obama...) e fez a lista.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Todos juntos pela agricultura local

Um exemplo de como se pode salvar a economia de uma localidade através da agricultura. Descobrir novas soluções, todos juntos. O exemplo é em Vermont, mas podia ser global. O artigo é do New York Times.

Comparar candidatos

Uma vez que se aproximam as eleições norte-americanas, aconselho a dar uma vista de olhos à comparação de candidatos feita pela Grist Magazine. Muito simples e eficaz.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Camille Seaman, a fotógrafa dos icebergs

Camille diz que viu um iceberg pela primeira vez em 2004. E aquilo que viu marcou-a de tal forma que decidiu dedicar-se a fotografar estes bocados do planeta, condenados a desaparecer. Para "agarrá-los" para a eternidade, Camille percorre o Árctico e a Antárctida. O seu trabalho está aqui. Um site soberbo. Na minha humilde opinião. Ah, e não tem apenas icebergs... Vale a pena passar por lá.

domingo, 28 de setembro de 2008

Roubo de painéis solares, o "crime do futuro"

Ainda não chegou a Portugal e duvido que alguma vez chegue. Se por cá a "tendência" são os assaltos a caixas multibanco, bombas de gasolina e ourivesarias, na Califórnia são os assaltos a painéis solares.
Glenda Hoffman dorme com uma caçadeira junto à cama, depois de terem subido ao seu telhado para roubar 16 painéis solares. Já há quem lhe chame o "crime do futuro". Hoffman não está sozinha... A história vem publicada no "The Guardian".

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Planet Green na TV

O Planet Green foi lançado em Junho deste ano e é o primeiro canal televisivo com 24 horas de dicas para uma vida "verde" e sustentável. Este projecto, com uma forte presença na Internet, deverá chegar a 50 milhões de lares.

Vacas argentinas com metano às costas

Pode parecer anedota mas é verdade. Uma equipa de cientistas argentinos está a tentar perceber como poderão reduzir a quantidade de metano libertado pelas vacas. Talvez através de alterações na dieta destes animais. Para isso, estes têm de andar com os seus próprios gases "às costas". A Reuters conta a história e disponibiliza um curto vídeo.

Sugestões de leituras para o Verão

A Grist propõe 15 livros para levarmos para as férias. Ficção ou realidade, vale a pena dar uma olhadela.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Emissões nos EUA: onde e quem?

Todos sabemos que os Estados Unidos são dos maiores emissores de gases com efeito de estufa do planeta. A edição online do "New York Times" diz onde e quem emite mais. Aqui.

domingo, 4 de maio de 2008

"Micro-farming" em Boston e Nova Iorque

"Sow-in", projecto muito interessante de "microfarming" em Boston e Nova Iorque, onde se disponibilizam centenas de sementes para ajudar os agricultores urbanos a alimentar o mundo. Aqui.

Sanitas ou bidés?

E se deixarmos de usar papel higiénico para optar pelo bidé? Os contras do papel e as novas sanitas digitais. Aqui.

Está aí um novo movimento: o sobrevivencialismo

Depois de nos anos 60 e 70 a ameaça nuclear ter levado (algumas) pessoas a pensar nas questões da sobrevivência - em abrigos subterrâneos, com alimentos para várias semanas - a actual crise do aumento dos preços dos alimentos e do petróleo trouxe de novo estas preocupações. Mas será que estamos condenados? Ou está-nos a ser oferecida uma oportunidade para criar novas comunidades. O artigo de Harriet Green, no "The Guardian", explica e dá dicas para quem quer saber mais.

domingo, 20 de abril de 2008

Tesouros da Tanzânia

A BBC online publica uma galeria de imagens sobre as espécies encontradas numa expedição à Tanzânia, pelo zoólogo italiano Michele Menegon.

Dia da Terra

O jornal "El Mundo" conta o que em Espanha se vai fazer no Dia da Terra, a 22 de Abril. Aqui faz uma breve resenha histórica de como as celebrações começaram, em 1970, nos Estados Unidos.

Aqui, este site coordena as actividades nos EUA, muito direccionadas para a luta contra as alterações climáticas.

sábado, 19 de abril de 2008

Renascença da agricultura na cozinha

Para aqueles que gostam de plantar ervas aromáticas, legumes ou vegetais na cozinha ou em vasos na varanda, aconselho a coluna de Anne Raver, no "New York Times". Parece que estamos numa era de renascimento para esta forma de fazer agricultura.

Para quem quiser saber mais há o site Kitchen Gardeners, muito útil para aprendermos a plantar ervilhas ou alhos orgânicos. Há "agricultores" portugueses na base de dados desta iniciativa... Como a Quinta das Abelhas, um projecto "eco-living".

Ah, e o Kitchen Garden Day é a 24 de Agosto.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O tesouro na Rua do Século


O Centro de Documentação e Informação do Ministério do Ambiente esconde-se no nº 63 da Rua do Século, em Lisboa, por detrás de umas portas giratórias de madeira e vidro. Lá dentro guarda não só o maior acervo de documentação ambiental do país, como um autêntico tesouro, testemunhos do que por cá se tem feito pelo Ambiente, há mais de 30 anos. Documentos únicos, como o primeiro relatório sobre o estado do Ambiente (1969), os relatórios de actividades do primeiro organismo público para o Ambiente: a Comissão Nacional de Ambiente, liderada por José Correia da Cunha. De cada vez que por ali passamos, há sempre algo novo por descobrir. Como um livro do jornalista Afonso Cautela sobre a primeira conferência mundial de Ambiente (Estocolmo, Junho de 1972): "A Conferência do Terror". Vale a pena a visita. Tanto mais que este é um edifício de interesse municipal. Os turistas estrangeiros já o descobriram...

Como podemos poupar energia com o nosso computador

A Comissão Europeia explica como podemos poupar energia com o nosso computador, de modo a usar apenas aquela que é necessária. Para Mac e PC.

O que fizemos ao planeta, em imagens

Andrew C. Revkin começou a estudar o impacto das actividades humanas no Ambiente há 30 anos. Numa galeria fotográfica, com narração, conta o que viu nas suas viagens. Aqui, no "New York Times". Revkin é jornalista no "New York Times" desde 1995 e especializou-se nas questões ambientais, inseridas no contexto político e social.

domingo, 13 de abril de 2008

Quando produzir energia se torna num negócio local

A revista "Newsweek" publica o artigo "Big Power goes Local" sobre microgeração de energia, um movimento que ameaça abalar os alicerces da grande indústria energética.

Como ter uma casa mais sustentável?

A Quercus dá 25 dicas, para ser mais fácil.

Vamos seguir as grandes migrações dos animais

A BBC tem online o projecto "World on the move. Great Animal Migrations". Com base num mapa do Google, podemos ler os relatórios de correspondentes da BBC, de cientistas e de naturalistas amadores, à medida que vão sendo submetidos. Podemos acompanhar a trajectória prevista para as migrações. Mais. Cada pessoa pode contribuir para o projecto. O site já está a marcar a chegada dos primeiros cucos e andorinhas, com a Primavera. Mac, um elefante africano do Parque Kruger, está a ser acompanhado na sua migração. Este projecto dá uma atenção especial às escolas.

Ouvir a Natureza na Internet

Muito interessante o projecto do "El Mundo" online - El Sonido de la Naturaleza -, uma página na Internet onde serão colocados sons da Natureza, captados por Carlos de Hita, colaborador da National Geographic. O primeiro é de 11 de Abril. Está lá o começo da Primavera, com pica-paus, cucos, águias e outras aves.

Já que estamos a falar de sons da Natureza, o "New York Times" revela que, afinal, o mundo subaquático dos oceanos não é assim tão calmo e silencioso... Reúne os sons que fazem os peixes. Incrível. Muito bem apresentado. Vale a pena ir espreitar. E ouvir.

sexta-feira, 28 de março de 2008

À espreita de uma casa sustentável americana

As casas sustentáveis existem mesmo. Não são imaginação, delírio ou sonho. Em Boulder, Colorado, EUA, há uma, de dois pisos e cinco quartos. Esta é uma cada modelo da empresa Ecofutures Building in Boulder, onde já entraram mais de 2600 visitantes energeticamente conscientes. Vai uma espreitadela?

Quando as abóboras tomam o lugar dos canteiros

O aumento dos preços dos alimentos veio dar a este projecto outra relevância. A cidade britânica de Middlesbrough lançou no ano passado um projecto de agricultura urbana para tornar as pessoas mais conscientes dos custos do transporte dos alimentos, melhorar a saúde e ajudar a regenerar os bairros mais pobres.

A Groundwork South Tees aconselhou escolas, hospitais, lares e até supermercados sobre como cultivar ervas aromáticas, vegetais e fruta nos locais desaproveitados. O projecto correu tão bem que este ano a iniciativa foi relançada. A 26 de Março havia já 2000 pessoas e grupos inscritos para receber as sementes, incluindo 31 escolas.

O projecto, que criou uma revolução alimentar local, chegou à autarquia que pensa abrir um restaurante, abastecido pelos produtos orgânicos cultivados pela comunidade.

Quem conta a história é o jornal "The Guardian", na sua excelente coluna sobre Formas de Vida Éticas.

Talvez fosse bom apanharmos a onda deste regresso à "naturalidade", àquela época em que as grandes cidades como Lisboa e Porto eram abastecidas com alimentos dos seus arredores. Hoje, esses campos de cultivo desapareceram e o abastecimento vem de longe. Muitas das vezes além fronteiras. Com tudo o que isso tem de mau. Para o Ambiente e para nós.

sábado, 1 de março de 2008

O que é feito para durar 1 dia


Quem não ouviu já dizer que agora o frigorífico dura menos, o telemóvel aguenta 1, 2 anos, o carro a mesma coisa? Antigamente, os bens materiais eram feitos para durar décadas. Hoje, dias. Ou nem isso.
Um novo livro da jornalista americana Heather Rogers, "Gone Tomorrow - The Hidden Life of Garbage" conta-nos como 80% dos produtos vendidos nos EUA são feitos para usar uma vez e deitar fora.
Onde é que nós já ouvimos esta história...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O exôdo urbano na China


Neste momento há milhares de pessoas na China que estão a fugir da poluição das cidades, à procura de ar mais limpo e de espaços verdes para as crianças brincarem. Fogem em direcção aos subúrbios, onde estão a nascer condomínios e prédios por todo o lado, roubando espaço aos campos agrícolas e a quem deles depende. É um esboroar de pessoas, derramando-se, numa questão de sobrevivência.
O nosso êxodo ainda é em direcção contrária, às oportunidades dos meios urbanos litorais. Será que um dia em Portugal também vamos deixar as cidades e rumar aos campos? Quando? E o que iremos encontrar?

Nota: a questão desta migração na China é o destaque da revista "Time" actualmente nas bancas. Podemos saber mais aqui.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Quem é o mais verde: Clinton ou Obama?

Não fossem os Estados Unidos um dos países mais poluentes do mundo e o impacto ambiental destas eleições teria menos interesse para nós. Mas na verdade, as escolhas da Casa Branca podem influenciar o combate às alterações climáticas e muitas outras questões.
Então, no Partido Democrata, quem é afinal mais "verde": Hillary Clinton ou Barak Obama? A Grist Magazine ajuda.

Timothy O'Riordan veio à Gulbenkian


Foi um fim de tarde diferente. Durante cerca de 40 minutos, dezenas de pessoas ouviram falar sobre uma nova forma de pensar a sustentabilidade. Timothy O'Riordan não falou da necessidade de poupar electricidade nem da reciclagem. Foi ao fundo de uma crise que é mais humana do que ambiental. Falou desta era de transição para um mundo mais sustentável, numa época em que a Terra já não é assim tão natural. Dos "tipping elements" - sistemas naturais que podem entrar em colapso. De como nos devemos comprometer uns com os outros e com a Natureza. Da necessidade de redefinirmos os nossos conceitos de segurança e de felicidade. De ter tempo para pensar, para sentir que fazemos parte de algo, para criarmos uma nova forma de pensar e não darmos nada como garantido. Da responsabilidade que temos para connosco e com os outros. De como ser sustentável pode ser empolgante. De ser altruísta. De agirmos porque gostamos e não porque somos obrigados a isso. Da importância de saber mais coisas para perceber melhor o que estamos a fazer. De escolas como laboratórios de sustentabilidade. De ter um contacto directo com a Natureza, todos os dias. De olhar para o céu. De como é bom sermos criativos e inovadores.

Só deixou um apelo: que amanhã acordemos com um pensamento novo.

As suas palavras deram alento: um pouco por Portugal há pessoas a agir. Isso inspira. São as flores no deserto.

Nota: Timothy O'Riordan é professor da Universidade de East Anglia e participou na conferência "Preparando a Sociedade e o Ambiente para a Sobrevivência Global", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

O pé de tomateiro


Aqui está o pé de tomateiro, no canto esquerdo... Muito estranho.

A curiosa estória do tomate


Tal como muito boa gente que vive nas cidades, em casas sem jardim, decidi plantar uma horta em vasos na varanda. Mas apesar de muitos cuidados, há sementes que teimam em não sair da terra sequer. Por isso fiquei surpreendida quando descobri uma folhinha verde a sair do lava-loiças na cozinha. Como tinha raíz em vez de deitar para o lixo pus num cantinho de um vaso. Cresceu, foi para vaso próprio e, passadas semanas, transformou-se num lindo tomate!
Por isso, se algum dia uma semente de tomate acabar por germinar dentro de um lava-loiças, é melhor deixar nas "mãos" da Natureza.

Mas parece que esta história vai ter continuação. Então não é que encontrei um pé de tomateiro na minha floreira, sem ninguém o ter plantado? O que se passa com os tomates?

Agora é esperar para ver...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pequenas maravilhas da Natureza


As macieiras lá da horta nunca viram pesticidas. As suas maçãs não são muito grandes, mas esta é bem bonita. Uma maravilha da Natureza...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Escola secundária de Paredes dá cartas na poupança de água

A Escola Secundária de Paredes venceu o concurso de projectos escolares para a promoção da poupança de água, da Quercus e Veolia Água Portugal. Eis o que a escola fez e está a fazer:
"A substituição dos bebedouros; a desactivação do sistema automático de rega; a plantação de espécies vegetais menos exigentes em água; uma maior vigilância nos gastos da água (após a identificação de situações específicas, com recurso a um inquérito interno); a montagem de exposições com trabalhos dos alunos, a organização de concursos literários e de desenho (o concurso para o logótipo do projecto teve a participação de alunos de outras escolas), a elaboração de placas com textos e imagens alusivos à poupança de água (as placas já estão prontas mas ainda não foram colocadas nos locais já definidos - casas de banho, cantina e balneários) e o enriquecimento da biblioteca escolar com material didáctico proveniente do Museu da Água. Falta concretizar a pintura de um painel para o polivalente".

Uma nova geração de ecologistas adolescentes

Um estudo recente mostra que há uma nova geração de adolescentes prontos para aderir a uma eco-guerrilha para salvar o planeta. O "The Guardian" escreve sobre a investigação.

Gore Vidal e a espiritualidade no movimento ecologista

Gore Vidal escreve no jornal "The Guardian" sobre o papel da espiritualidade no movimento e luta ecologista no mundo.

A crise ambiental na China a pente fino

O "New York Times" está a lançar uma série de artigos sobre os impactos da crise ambiental na China. Aqui.

sábado, 12 de janeiro de 2008

O que anda o Fapas a fazer?

É sempre bom saber que temos associações de defesa do ambiente a fazer a diferença. O Fapas (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens) tem uma galeria de imagens para mostrar o que andam eles a fazer. Pelo meio uns animais bem engraçados... Com antenas e tudo.

Quem quer vir contar grous?

O convite está feito a todos os que quiserem ajudar a contar grous no Alentejo, de 12 de Janeiro a 9 de Março. Para tal é contactar a Liga para a Protecção da Natureza ou o Centro de Estudos de Avifauna Ibérica. Mais informações aqui.

Compostagem em casa

Para os interessados, a Horta da Formiga organiza uma formação sobre compostagem caseira. Inscrições a partir de 6 de Fevereiro.

Fora com os sacos de plástico II

A proposta chinesa para acabar com os sacos de plástico já surtiu efeito. A Austrália achou boa ideia e anunciou que também quer dar guerra a estes objectos já este ano. O país sente-se incomodado com os seus quatro mil milhões de sacos de plástico...

Greener Gadgets

Já sabemos que o melhor que temos a fazer é poupar energia. Mas esta missão torna-se num desafio perante a panóplia de gadgets que inundam o mercado. Então vamos torná-los mais "verdes". Quem estiver por Nova Iorque a 1 de Fevereiro, esteja atento à conferência Greener Gadgets.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

As razões de Jane Goodall

Jane Goodall apresenta, no seu blog no site do "El Mundo", as suas três razões para ter esperança no futuro. Agora que começa um novo ano.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Eco Resoluções para 2008

Se fechar um ano se presta a balanços, abrir um novinho em folha dá direito a uma lista de resoluções. Qualquer um as pode fazer. Um pouco por todo o lado já há exemplos. Como a organização Amigos da Terra, o jornal "The Guardian", "Daily Green". É só procurar por inspiração.

Fora com os sacos de plástico!

A China parece estar mesmo empenhada em descolar-se do rótulo de um dos países mais sujos do planeta. Ontem, as autoridades chinesas anunciaram que, a partir de Junho, as lojas estão proibidas de dar sacos de plástico. Até lá, os sacos de plástico mais finos terão de ser banidos. A alternativa é voltar aos sacos de pano e de verga. Mas não é mau de todo. Por enquanto, essas alternativas até estão na moda.