O aumento dos preços dos alimentos veio dar a este projecto outra relevância. A cidade britânica de Middlesbrough lançou no ano passado um projecto de agricultura urbana para tornar as pessoas mais conscientes dos custos do transporte dos alimentos, melhorar a saúde e ajudar a regenerar os bairros mais pobres.
A Groundwork South Tees aconselhou escolas, hospitais, lares e até supermercados sobre como cultivar ervas aromáticas, vegetais e fruta nos locais desaproveitados. O projecto correu tão bem que este ano a iniciativa foi relançada. A 26 de Março havia já 2000 pessoas e grupos inscritos para receber as sementes, incluindo 31 escolas.
O projecto, que criou uma revolução alimentar local, chegou à autarquia que pensa abrir um restaurante, abastecido pelos produtos orgânicos cultivados pela comunidade.
Quem conta a história é o jornal "The Guardian", na sua excelente coluna sobre Formas de Vida Éticas.
Talvez fosse bom apanharmos a onda deste regresso à "naturalidade", àquela época em que as grandes cidades como Lisboa e Porto eram abastecidas com alimentos dos seus arredores. Hoje, esses campos de cultivo desapareceram e o abastecimento vem de longe. Muitas das vezes além fronteiras. Com tudo o que isso tem de mau. Para o Ambiente e para nós.
Quinta do Sargaçal 2003-2020
Há 4 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário