sábado, 31 de janeiro de 2009

O que é uma ZPE

Numa altura em que a agenda mediática está marcada pelo caso Freeport e pelas alterações à ZPE de Alcochete, acho que convinha lembrar o que é uma ZPE. As Zonas de Protecção Especial para as Aves são um instrumento de protecção de 181 das espécies de aves mais ameaçadas da Europa e de todas as outras aves migradoras e das zonas húmidas de importância internacional. Foi criada para conservar e gerir as populações de aves e os seus habitats. Cada Estado membro da União Europeia designa as suas ZPE, que serão integradas na Rede Natura 2000. Nestas zonas devem ser implementados planos de gestão orientados para o desenvolvimento sustentável.
Em 2002, Portugal tinha designadas 47 ZPE, num total de mais de 870 mil hectares.

O mito dos alimentos biológicos

Estou tentada a declarar como uma verdade pessoal (para mim) que o preço dos alimentos biológicos não é tão superior em relação aos alimentos "tradicionais" que nos leve a votá-los aos ostracismo. Pelo menos era o que tinha feito, depois de uma incursão ao mercadinho do Principe Real, aos sábados de manhã. Gostei imenso, gostava que todos lá fossem, mas era para ir só de vez em quando. Não para as "compras do mês".
A primeira vez que fui à Miosotis, uma espécie de mini-mercado biológico em Lisboa, perto do Campo Pequeno, dei por mim a olhar fixamente para preços de alfaces, cenouras, batatas e cebolas. O mito dos preços elevados dominava. Mas reparei que estes até nem eram superiores aos praticados nas grandes superfícies. Além disso, ali dentro havia vegetais com terra ainda agarrada às raízes e fruta com cheiro a fruta, vinda das redondezas. Primeiro fui cuidadosa para a carteira e trouxe uma ou outra coisa. Hoje, depois de várias "visitas", trago batatas, cenouras, courgettes, cebolas, alhos, cogumelos, maçãs, etc. Acho que vale a pena darmos uma segunda oportunidade a bens alimentares rotulados de "caros".

domingo, 25 de janeiro de 2009

Comunidade climática online

Muito interessante esta comunidade online que reúne todos aqueles que querem proteger o clima do planeta. Cada um apresenta o seu compromisso. A união faz a força é a ideologia presente.

sábado, 24 de janeiro de 2009

O potencial da agricultura urbana, ou o "fertilizante social"

Não escondo que sou adepta dos movimentos agrícolas urbanos, dos vasos de coentros na varanda e dos pés de tomateiro em floreiras. Por isso, aqui fica mais um artigo sobre o potencial da agricultura urbana, ou o "fertilizante social" e a importância de preferir produtos locais.

Tornar cidades em selvas urbanas

Dois arquitectos da Universidade da Columbia Britânica, Mari Fujita e Matthew Soules, defendem que as cidades devem tornar-se mais selvagens, integrando elementos dos ecossistemas naturais. Criaram o "EcoMetropolitanismo" ou "EcoMet", abreviado. A ideologia explicada aqui.

"Green roofs rock"!

Pode não ser a coisa mais útil para o cidadão comum, mas é, sem dúvida, inspirador este site dedicado a "telhados verdes" (greenroofs) e o projecto "Green Roofs for Healthy Cities". E quem sabe?

A cor da sala de Obama

Barack Obama não está na Casa Branca nem há uma semana. Mas sabe-se (de fonte segura, que com estas coisas não se brinca) que a família já tem decoradores a pensar na remodelação da casa. O "Los Angeles Times" questiona até que ponto a "nova" Casa Branca será uma extensão dos princípios defendidos pelo novo Presidente, nomeadamente a eficiência energética.

Agora, da sala de Obama para o resto dos Estados Unidos: parece que Obama já pediu aconselhamento ao Reino Unido relativamente à promoção de edifícios "verdes". Aqui.

A reciclagem não é tudo

É bom saber que os cidadãos podem fazer mais pela defesa do planeta do que apenas reciclar. Na verdade, existem coisas que valem mais a pena, acções que devemos tornar em hábitos. Aqui estão cinco. (a parte do passar a ser vegetariana é que já será mais complicado, confesso...)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Um guia para a crise climática

Já todos ouvimos falar das alterações climáticas (quase) até à exaustão. Mas aposto que dificilmente vimos um trabalho assim. Este guia para a crise climática do mundo, do Council on Foreign Relations, é mais do que aconselhável.

A paisagem está a mudar

Já começou e está a espalhar-se. A paisagem do Reino Unido está a mudar das flores para os legumes. A tendência para o "green living" vai ganhando terreno. Mas convém não esquecer que os britânicos sempre tiveram esta tendência para a ruralidade. Uma história contada hoje pelo "The Independent".

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Agenda de Obama para a Energia e Ambiente

Ver aqui a agenda de Barack Obama para a Energia e Ambiente, retirado do novo site da Casa Branca.

A mudança já chegou ao site da Casa Branca

Mal Obama tomou posse como o 44º Presidente norte-americano, a Casa Branca mudou o seu site na Internet. E o seu blog. Vale a pena espreitar.

Obama, o novo Presidente

É oficial. Barack Obama não decepcionou quem acreditava na sua vontade de introduzir uma mudança na "green politics" americana. Já o tinha dito em campanha e disse-o hoje no seu discurso inaugural em Washington.
Perante cerca de cinco milhões de pessoas, Obama falou da responsabilidade dos Estados Unidos, da necessidade de pensar a forma como usamos os recursos naturais do planeta e da importância de ajudar os países pobres a ter água limpa para beber.
Os cerca de 20 minutos do primeiro discurso do primeiro Presidente afro-americano não deixaram o Ambiente de fora e neles deu conta da ambição norte-americana de voltar a liderar a luta da Humanidade por um mundo melhor.
Agora resta saber se Obama conseguirá convencer o Congresso a aprovar a nova política climática da Casa Branca, a tempo da conferência de Copenhaga (30 de Novembro a 11 de Dezembro). Mas com tanto optimismo que ficou no ar, vamos acreditar que sim. Vamos acreditar que acabámos de presenciar o nascimento de uma nova Era.

Renováveis chegam à Antárctida

As energias renováveis começam a chegar às bases científicas na Antárctida. Aqui.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Dicas para tornar os blogs mais "verdes"

O site "Planet Green" lista dicas para tornarmos os nossos blogs mais "verdes".

Agricultura urbana tem mais uma ajuda


Quem vive numa cidade e aspira a ser agricultor, ainda que amador, tem vida difícil. Pensando nisso, o projecto Landshare, no Reino Unido, quer ajudar a ligar quem tem um bocadinho de terra disponível a quem só tem a vontade de pôr as mãos na terra. O site CityFarmer explica melhor.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Provavelmente a melhor invenção do ano


Muitos são aqueles que se lamentam do facto de Lisboa e de tantas outras cidades não terem uma rede de ciclovias digna desse nome. So what? Se não há, inventa-se. Ou melhor, Alex Tee e Evan Gant (da Altitude) criaram uma forma de a própria bicicleta projectar nas ruas o desenho da ciclovia, à medida que se vai pedalando pelas ruas abaixo (ou acima). Para que haja sempre uma ciclovia para onde quer que se pedale!

O legado ambiental de George W. Bush

Suzanne Goldberg, do jornal britânico "The Guardian" analisa o legado ambiental de George W. Bush, a quatro dias de passar o testemunho a Barack Obama.

Forrar paredes com...lixo

Ser amigo do Ambiente é uma coisa, forrar a parede com fotografias de lixo é outra muito diferente. Pelo menos à partida. Desafiando todos os cânones do bom gosto, o "eco-artista" Tim Gaudreau apresentou o seu projecto "Self Portrait as Revealed by Trash: 365 days of photographing everything I threw out". Trocado por miúdos: Tim fotografou o que deitou fora, todos os dias, e forrou paredes inteiras. Não se pode dizer que ficou mal... O TreeHugger conta aqui.

O que querem de Obama?

A revista "Forbes" conta o que querem os empresários de Obama, no campo das energias renováveis. O dia 20 de Janeiro está a aproximar-se...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

25 dicas para um 2009 mais "green"

Bem sei que são dos Estados Unidos, mas estas 25 dicas para um 2009 mais "green", publicadas pelo "San Francisco Chronicle", podem muito bem ser utilizadas por cá.

Cidades pós-petróleo

Como serão as nossas cidades num mundo sem petróleo? Peter Newman ajuda a imaginá-las.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O insólito no reino das eólicas

A comunidade de Louth Lincolnshire, Reino Unido, está perplexa. O que terá acontecido a esta turbina eólica ainda não se sabe. Até se fala num ovni ou num pedaço de gelo do tamanho de uma vaca... Aqui.

O impensável

Fred Pearce, da Yale Environment 360, escreve no "The Guardian" o que até há bem pouco tempo era impensável: a União Europeia arrisca-se a perder a liderança no combate às alterações climáticas para.... os Estados Unidos. Tudo porque a 20 de Janeiro, Barack Obama muda-se para a Casa Branca.

Será que podemos ser mais "ecológicos" se mudarmos o tipo de letra que usamos?

A SPRANQ, agência de comunicação (Utrecht, Holanda), criou a Ecofont, um tipo de letra que economiza 20% em tinta. A Ecofont pode ser usada gratuitamente por qualquer pessoa, desde que tenha computador...

Climate denier para melhor blog de ciência 2008?

Um blog "climate denier", o Watt's Up With That, deverá ser nomeado para "Best Science Blog" de 2008 pelos Weblog Awards. Uh....

Cartografia de aquíferos na Net

A cartografia dos aquíferos da Europa na Internet. Pelo menos, 12 países. Ah, Portugal não faz parte da lista...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Uma carta a Michelle e Barack Obama

O cientista climático James Hansen e a sua mulher, Anniek, escreveram uma carta a Barack e Michelle Obama. Um apelo pessoal em nome do planeta.

Um ano resumido em 40 segundos

Eirik Solheim fez um vídeo em que concentrou em 40 segundos um ano de vida de um bosque em Oslo, Noruega, que via da janela de sua casa. Muito boa ideia!


One year in 40 seconds from Eirik Solheim on Vimeo.

O que podemos fazer pelo planeta?

O "The Independent" perguntou "O que podemos nós fazer pelo planeta" a um grupo de cientistas climáticos de renome, incluindo James Lovelook, o "pai" da Teoria Gaia.

Tendências na estrada para 2009

O site Innhabit elaborou o Top 10 das tendências para 2009 no sector dos transportes mais "verdes".

A primeira central solar do Irão

E o Irão acaba de inaugurar a sua primeira central solar, Shiraz.

Em 1909 houve quem previu como seriamos em 2009

O site TreeHugger "desenterrou" as previsões para 2009 feitas.... em 1909! Há distância de um século é curioso ver o fizemos e o que deixámos de fazer. Cada um pode tirar as suas conclusões sobre a evolução da espécie humana.