domingo, 20 de abril de 2008

Tesouros da Tanzânia

A BBC online publica uma galeria de imagens sobre as espécies encontradas numa expedição à Tanzânia, pelo zoólogo italiano Michele Menegon.

Dia da Terra

O jornal "El Mundo" conta o que em Espanha se vai fazer no Dia da Terra, a 22 de Abril. Aqui faz uma breve resenha histórica de como as celebrações começaram, em 1970, nos Estados Unidos.

Aqui, este site coordena as actividades nos EUA, muito direccionadas para a luta contra as alterações climáticas.

sábado, 19 de abril de 2008

Renascença da agricultura na cozinha

Para aqueles que gostam de plantar ervas aromáticas, legumes ou vegetais na cozinha ou em vasos na varanda, aconselho a coluna de Anne Raver, no "New York Times". Parece que estamos numa era de renascimento para esta forma de fazer agricultura.

Para quem quiser saber mais há o site Kitchen Gardeners, muito útil para aprendermos a plantar ervilhas ou alhos orgânicos. Há "agricultores" portugueses na base de dados desta iniciativa... Como a Quinta das Abelhas, um projecto "eco-living".

Ah, e o Kitchen Garden Day é a 24 de Agosto.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O tesouro na Rua do Século


O Centro de Documentação e Informação do Ministério do Ambiente esconde-se no nº 63 da Rua do Século, em Lisboa, por detrás de umas portas giratórias de madeira e vidro. Lá dentro guarda não só o maior acervo de documentação ambiental do país, como um autêntico tesouro, testemunhos do que por cá se tem feito pelo Ambiente, há mais de 30 anos. Documentos únicos, como o primeiro relatório sobre o estado do Ambiente (1969), os relatórios de actividades do primeiro organismo público para o Ambiente: a Comissão Nacional de Ambiente, liderada por José Correia da Cunha. De cada vez que por ali passamos, há sempre algo novo por descobrir. Como um livro do jornalista Afonso Cautela sobre a primeira conferência mundial de Ambiente (Estocolmo, Junho de 1972): "A Conferência do Terror". Vale a pena a visita. Tanto mais que este é um edifício de interesse municipal. Os turistas estrangeiros já o descobriram...

Como podemos poupar energia com o nosso computador

A Comissão Europeia explica como podemos poupar energia com o nosso computador, de modo a usar apenas aquela que é necessária. Para Mac e PC.

O que fizemos ao planeta, em imagens

Andrew C. Revkin começou a estudar o impacto das actividades humanas no Ambiente há 30 anos. Numa galeria fotográfica, com narração, conta o que viu nas suas viagens. Aqui, no "New York Times". Revkin é jornalista no "New York Times" desde 1995 e especializou-se nas questões ambientais, inseridas no contexto político e social.

domingo, 13 de abril de 2008

Quando produzir energia se torna num negócio local

A revista "Newsweek" publica o artigo "Big Power goes Local" sobre microgeração de energia, um movimento que ameaça abalar os alicerces da grande indústria energética.

Como ter uma casa mais sustentável?

A Quercus dá 25 dicas, para ser mais fácil.

Vamos seguir as grandes migrações dos animais

A BBC tem online o projecto "World on the move. Great Animal Migrations". Com base num mapa do Google, podemos ler os relatórios de correspondentes da BBC, de cientistas e de naturalistas amadores, à medida que vão sendo submetidos. Podemos acompanhar a trajectória prevista para as migrações. Mais. Cada pessoa pode contribuir para o projecto. O site já está a marcar a chegada dos primeiros cucos e andorinhas, com a Primavera. Mac, um elefante africano do Parque Kruger, está a ser acompanhado na sua migração. Este projecto dá uma atenção especial às escolas.

Ouvir a Natureza na Internet

Muito interessante o projecto do "El Mundo" online - El Sonido de la Naturaleza -, uma página na Internet onde serão colocados sons da Natureza, captados por Carlos de Hita, colaborador da National Geographic. O primeiro é de 11 de Abril. Está lá o começo da Primavera, com pica-paus, cucos, águias e outras aves.

Já que estamos a falar de sons da Natureza, o "New York Times" revela que, afinal, o mundo subaquático dos oceanos não é assim tão calmo e silencioso... Reúne os sons que fazem os peixes. Incrível. Muito bem apresentado. Vale a pena ir espreitar. E ouvir.