sexta-feira, 28 de março de 2008

À espreita de uma casa sustentável americana

As casas sustentáveis existem mesmo. Não são imaginação, delírio ou sonho. Em Boulder, Colorado, EUA, há uma, de dois pisos e cinco quartos. Esta é uma cada modelo da empresa Ecofutures Building in Boulder, onde já entraram mais de 2600 visitantes energeticamente conscientes. Vai uma espreitadela?

Quando as abóboras tomam o lugar dos canteiros

O aumento dos preços dos alimentos veio dar a este projecto outra relevância. A cidade britânica de Middlesbrough lançou no ano passado um projecto de agricultura urbana para tornar as pessoas mais conscientes dos custos do transporte dos alimentos, melhorar a saúde e ajudar a regenerar os bairros mais pobres.

A Groundwork South Tees aconselhou escolas, hospitais, lares e até supermercados sobre como cultivar ervas aromáticas, vegetais e fruta nos locais desaproveitados. O projecto correu tão bem que este ano a iniciativa foi relançada. A 26 de Março havia já 2000 pessoas e grupos inscritos para receber as sementes, incluindo 31 escolas.

O projecto, que criou uma revolução alimentar local, chegou à autarquia que pensa abrir um restaurante, abastecido pelos produtos orgânicos cultivados pela comunidade.

Quem conta a história é o jornal "The Guardian", na sua excelente coluna sobre Formas de Vida Éticas.

Talvez fosse bom apanharmos a onda deste regresso à "naturalidade", àquela época em que as grandes cidades como Lisboa e Porto eram abastecidas com alimentos dos seus arredores. Hoje, esses campos de cultivo desapareceram e o abastecimento vem de longe. Muitas das vezes além fronteiras. Com tudo o que isso tem de mau. Para o Ambiente e para nós.

sábado, 1 de março de 2008

O que é feito para durar 1 dia


Quem não ouviu já dizer que agora o frigorífico dura menos, o telemóvel aguenta 1, 2 anos, o carro a mesma coisa? Antigamente, os bens materiais eram feitos para durar décadas. Hoje, dias. Ou nem isso.
Um novo livro da jornalista americana Heather Rogers, "Gone Tomorrow - The Hidden Life of Garbage" conta-nos como 80% dos produtos vendidos nos EUA são feitos para usar uma vez e deitar fora.
Onde é que nós já ouvimos esta história...