terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Voltar a fazer coisas à mão

Um blogue interessante, aqui.

Sacos de pano para levar as sandes, por ex

Não podemos passar sem sacos. Plástico ou pano é a verdade. Esta empresa apresenta uma solução bem interessante para dar uma alternativa a quem guarda a sandes no tradicional guardanapo de papel... Pena que não é portuguesa...

Vegetarianos americanos

Três por cento dos norte-americanos são vegetarianos. Aqui.

O que se faz com a cortiça

parabéns à Pelcor, marca portuguesa que dá novos usos à cortiça. Segundo a agência Lusa, a Pelcor terá produtos expostos e à venda, a partir de Maio, no Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova Iorque. No seu site explica que aplia o design à ecologia, inserindo-se no conceito "ecofriendly".

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Adeus a detergentes e sabão!?

Há quem esteja a inventar uma maneira de lavar, por exemplo, a louça sem precisa de usar detergentes ou sabão. Só água. Os rios agradeceriam...

Andar de autocarro

... pode não ser a forma mais "in" de mobilidade. Por isso algumas cidades dos EUA estão a criar novos conceitos de redes de BUS.

Há alternativas para tudo...

... nos dias que correm. Até para o cimento!

E por que não?

Interessante artigo que propõe uma forma de levar de volta as florestas para as cidades. Aqui.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Horta urbana no centro de Shenzhen

Uma horta urbana foi recentemente plantada no centro da cidade chinesa de Shenzhen, no âmbito da Shenzhen & Hong Kong Biennale of Urbanism/Architecture. A instalação (Landgrab City) representa o mapa da cidade e mostra quantos alimentos são necessários para a sustentar e onde são produzidos.

Os hábitos e os carris

"O mais difícil é mudar hábitos. Obrigar-nos a nós próprios a sair dos carris e a viver de maneira diferente".

Colin Beavan, "Impacto Zero".

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Padaria biológica em Lisboa

Parte da minha recentemente anunciada mudança de hábitos consiste em procurar alternativas àquilo que trago para casa.
Assim, foi com entusiasmo que li num jornal diário um pequeno artigo sobre a Quinoa, nº54 da Rua do Alecrim, Chiado, Lisboa. A padaria biológica, que abriu a 26 de Novembro, tem dez variedades diferentes de pão, também é casa de chá e loja gourmet.
Um dia destes vou experimentar!

A retoma

Depois de uma ausência de vários meses, o Ecobazar anuncia que está de volta.

E para uma retoma em beleza decidi desafiar-me a passar das palavras aos actos. Isto é, as ideias podem ser muito inspiradoras mas e depois? Pronto, passei para o nível seguinte. A inspiração surgiu com o livro "Impacto Zero", de Colin Beavan, publicado em Novembro em Portugal. Que ainda estou a ler, deliciada, no Metro a caminho do emprego e de casa.

Bem, sendo assim, o que é que hoje fiz para ter menos impactos no Ambiente? Não serei tão ambiciosa quanto aquele nova-iorquino e por isso contentei-me em recusar, mais uma vez, o saco de plástico quando fui à mercearia comprar pão.

O carregador solar para o telemóvel e para outros equipamentos electrónicos que me ofereceram no Natal continua no parapeito da janela à espera de Sol. Mas parece que vai ter muito que esperar...

Há por aí alguém com vontade de "mudar o mundo" todos os dias?