quinta-feira, 4 de junho de 2009

Viagem às origens do passado ambientalista português II

“Para estimular e coordenar as actividades relacionadas com preservação e melhoria do ambiente, a conservação da natureza e a protecção e valorização dos recursos naturais, o Governo criou a Comissão Nacional do Ambiente, que é constituída por representantes de todos os ministros interessados e de algumas entidades oficiais e particulares, actuando em colaboração com os órgãos encarregados do planeamento do desenvolvimento económico e do ordenamento do território”.

in Relatório Nacional sobre Problemas Relativos ao Ambiente, Junho 1971.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Viagem às origens do passado ambientalista português

"Em Lisboa (...), onde quase não há jardins para as crianças poderem brincar e respirar um pouco de ar limpo e onde os adultos, pela mesma razão, quase não podem gozar da sombra de uma árvore, de tal maneira as raras que existem são abatidas, nem tão pouco sentir a alegria de uma migalha de natureza livre, impõe-se a medida social da criação imediata de zonas protegidas" (Francisco Mimoso Flores, 1939)

É sempre bom lembrar que houve pioneiros antes de nós...

Agricultura em pirâmide. Mas só lá para 2060

O rápido crescimento populacional e a expansão das cidades é facto reconhecido desde finais dos anos 60. Obras como "Population Bomb" (1968) e "Só há uma Terra" (1972) já alertavam para o risco de esgotamento dos recursos naturais do planeta.
Em 2009, os investigadores Eric Ellingsen e Dickson Despommier, da Universidade de Columbia, EUA, inventaram o conceito de agricultura em pirâmide para as grandes cidades, mas só lá para 2060... Aqui o site oficial do projecto. E ainda aqui.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Rede Eléctrica espanhola publica as suas emissões de CO2, segundo a segundo

Agora em Espanha já é possível saber de onde vem a electricidade que consumidos todos os dias, quanta se produz com cada fonte, que percentagem é renovável. A Rede Eléctrica passa a publicar na Internet as suas emissões de CO2, segundo a segundo. Uma excelente ideia. O "El Mundo" conta mais.

Paredes "vivas"

Ideias para quem quer ter paredes "vivas", como jardins verticais. Aqui.

As 22 melhores ideias para ter um quintal ao jeito da natureza


Confesso que já fui uma adepta mais fervorosa das listas, mas não resisti a falar desta: as 22 melhores ideias para ter um quintal mais ao jeito da natureza. Até um ninho mesmo muito curioso... Aqui, na revista "Sunset".

Pintar o mundo de branco

Perante a gravidade das alterações climáticas, (quase) todas as sugestões são bem-vindas. Agora mais uma: pintar de branco telhados, estradas e pavimentos pode ajudar a reflectir mais luz solar e calor. O mais recente apoiante é Steven Chu, secretário de Estado americano para a Energia. Ah pois é... Para os interessados, saber mais aqui.