terça-feira, 21 de agosto de 2007

Proposta para admirar jardins suspensos de Lisboa

Um post do Blog Mãos Verdes, de 6 de Agosto, propõe olharmos para o que raramente vemos. Os traços verdes da maior cidade do país. Porque não procurar os jardins suspensos de Lisboa?

O que andam as cidades canadianas a fazer pelo clima

A CBS News apresenta um mapa onde mostra as cidades canadianas com projectos de combate às alterações climáticas. Para as apoiar, foi criado o Green Municipal Fund. Bons exemplos para as cidades portuguesas...

Conheça Hastings, a cidade mais verde dos EUA

A campanha “Be a Better Planet” elegeu Hastings, no Nebraska, a cidade mais verde dos Estados Unidos. O prémio, divulgado no final de Junho, foi de 250 mil dólares.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Construtores civis britânicos ganham batalha contra Ambiente

Segundo noticia hoje o jornal “The Guardian”, o Governo britânico prepara-se para abolir uma lei de 2003 que fazia inveja: a “Merton rule”: segundo esta lei, todos os novos edifícios têm de reduzir as suas emissões de carbono em dez por cento através das energias renováveis. É caso para se dizer: andar de cavalo para burro...

Alterações climáticas e o vinho

Um artigo do “El Mundo” online fala das mudanças no sector vitivinícola causadas pelas alterações climáticas. O estudo é da Universidad de La Rioja.

Reacções da blosgosfera portuguesa à destruição do milho OGM em Silves

Abrupto, Sem Muros, Murros no Estômago,Bisca dos Nove, Edukare; O insurgente; Ambio...

Convite da Verde Eufémia, em inglês

Um dia antes, o movimento Verde Eufémia, apelou à participação na destruição do campo de milho transgénico em Silves. O comunicado foi divulgado em inglês no site da Nwrage (Northwest Resistance Against Genetic Engineering).

domingo, 19 de agosto de 2007

China, o imenso desperdício

Liam Fitzpatrick, da revista “Time Asia” escreve no seu blog o que sente e pensa ao olhar para a China dos nossos dias. A beleza de Hong Kong esconde-se agora no imenso desperdício de recursos.

Viajar de avião adere ao movimento “carbon neutral”

KLM e EasyJet são algumas das companhias que propõem ao passageiro que invista em projectos ambientais o equivalente ao dióxido de carbono emitido durante a sua viagem de avião. Chamada de atenção na edição de hoje do jornal “El País”.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Guardar energia em papel

Investigadores do Rensselaer Polytechnic Institute transformaram o papel num aparelho recarregável para armazenar energia. É uma nano pilha.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Bikini solar

Numa altura em que os Estados membros da União Europeia tentam atingir a meta dos 20 por cento de energias renováveis até 2020, há quem proponha bikinis solares que carregam ipod. Um contributo como outro qualquer.
O produto é de Andrew Schneider e foi apresentado no Siggraph 2007, em San Diego.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Como seria o planeta sem os humanos?

O livro “The World Without Us”, de Alan Weisman, lança a pergunta: como seria o mundo sem a presença dos seres humanos? Leo Hickman comenta, no “The Guardian”.

O clima “padrasto” na China

China. Secas, inundações, clima e esforços de recuperação. Cobertura especial do “China Daily”. Com galerias de imagens e vídeos.

Uma casa que roda como um planeta

Uma casa forrada a painéis solares que, como o planeta, roda sobre si própria para aproveitar a energia do Sol. Projecto Gemini Haus, concebido por Roland Mosl.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

À procura da maior árvore

Concurso “Em busca da maior árvore” quer dar a conhecer as árvores monumentais do distrito da Guarda. Iniciativa da Associação Transumância e Natureza. Saber mais.

Deitar ferro ao mar pelo clima

Espalhar toneladas de ferro em pó nos oceanos para reforçar capacidade de absorção de dióxido de carbono vai ser tentado pela Planktos, empresa com sede na Califórnia. História da National Geographic.

E se a UE tivesse uma Força Civil para evitar fogos?

O relatório (em pdf) onde o antigo comissário europeu Michael Bernier propõe a criação de uma Força Civil para evitar os fogos florestais. E a reacção do comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas.

Espanha estreia-se nos parques eólicos offshore

Artigo do “El País” de hoje.

Brasil inicia mudança de política climática

Artigo do “New York Times” sobre a mudança na política climática de Lula da Silva. De 31 de Julho.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Diário de fotojornalista em missão pelo Atlântico

Jeff Barbee está em missão, desde 16 de Junho, para denunciar as ameaças ao oceano Atlântico. No seu site mantém um diário da expedição. Jeff convida quem quiser a contactá-lo, enquanto está a navegar na “imensidão azul”.