Um post do Blog Mãos Verdes, de 6 de Agosto, propõe olharmos para o que raramente vemos. Os traços verdes da maior cidade do país. Porque não procurar os jardins suspensos de Lisboa?
A CBS News apresenta um mapa onde mostra as cidades canadianas com projectos de combate às alterações climáticas. Para as apoiar, foi criado o Green Municipal Fund. Bons exemplos para as cidades portuguesas...
A campanha “Be a Better Planet” elegeu Hastings, no Nebraska, a cidade mais verde dos Estados Unidos. O prémio, divulgado no final de Junho, foi de 250 mil dólares.
Segundo noticia hoje o jornal “The Guardian”, o Governo britânico prepara-se para abolir uma lei de 2003 que fazia inveja: a “Merton rule”: segundo esta lei, todos os novos edifícios têm de reduzir as suas emissões de carbono em dez por cento através das energias renováveis. É caso para se dizer: andar de cavalo para burro...
Um dia antes, o movimento Verde Eufémia, apelou à participação na destruição do campo de milho transgénico em Silves. O comunicado foi divulgado em inglês no site da Nwrage (Northwest Resistance Against Genetic Engineering).
Liam Fitzpatrick, da revista “Time Asia” escreve no seu blog o que sente e pensa ao olhar para a China dos nossos dias. A beleza de Hong Kong esconde-se agora no imenso desperdício de recursos.
KLM e EasyJet são algumas das companhias que propõem ao passageiro que invista em projectos ambientais o equivalente ao dióxido de carbono emitido durante a sua viagem de avião. Chamada de atenção na edição de hoje do jornal “El País”.
Numa altura em que os Estados membros da União Europeia tentam atingir a meta dos 20 por cento de energias renováveis até 2020, há quem proponha bikinis solares que carregam ipod. Um contributo como outro qualquer. O produto é de Andrew Schneider e foi apresentado no Siggraph 2007, em San Diego.
O livro “The World Without Us”, de Alan Weisman, lança a pergunta: como seria o mundo sem a presença dos seres humanos? Leo Hickman comenta, no “The Guardian”.
Uma casa forrada a painéis solares que, como o planeta, roda sobre si própria para aproveitar a energia do Sol. Projecto Gemini Haus, concebido por Roland Mosl.
Concurso “Em busca da maior árvore” quer dar a conhecer as árvores monumentais do distrito da Guarda. Iniciativa da Associação Transumância e Natureza. Saber mais.
Espalhar toneladas de ferro em pó nos oceanos para reforçar capacidade de absorção de dióxido de carbono vai ser tentado pela Planktos, empresa com sede na Califórnia. História da National Geographic.
O relatório (em pdf) onde o antigo comissário europeu Michael Bernier propõe a criação de uma Força Civil para evitar os fogos florestais. E a reacção do comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas.
Jeff Barbee está em missão, desde 16 de Junho, para denunciar as ameaças ao oceano Atlântico. No seu site mantém um diário da expedição. Jeff convida quem quiser a contactá-lo, enquanto está a navegar na “imensidão azul”.